.
A casa onde nasci ainda existe. Fica na Rua Gonçalves Crespo xyz - Tatuapé - São Paulo - Capital. Tudo parecia muito grande: os móveis, os cômodos, o quintal, etc. Era um grande sobrado, na verdade, dois grandes sobrados sendo que eu, meu irmão, minha mãe e meu pai morávamos nos do fundos e meus avós na frente.
Na parte de cima existiam três cômodos: O banheiro que possuía a pia, o vaso e um bidê que somente muitos e muitos anos depois vim a descobrir para que é que servia. Achava difícil escovar os dentes ali.
Foto de dez2010 - Google
No quarto de meus pais, cuja janela dava para o quintal, a disposição da mobília nunca foi alterada: entrando, à direita, estava a cama e logo nos pés da cama, meio metro à frente, ficava um grande guarda-roupa, que acabou se transformando em um armário embutido no quarto do meio de um apartamento do Alto de Pinheiros, que já não existe.... uma pena.
Existia também o quarto onde vivíamos eu e meu irmão. Entrando nesse quarto e olhando à direita, viam-se ao fundo duas camas encostadas cada qual em um lado na parede e sob uma janela de madeira que dava para um muro. Isso mesmo, a visão da janela era pura e exclusivamente um muro que ficava meio metro à frente e por sinal vivia sujo, era feio e por vezes judiava dos passarinhos que caiam naquele cubículo. Eu dormia na cama do lado direito e meu irmão na do lado esquerdo, sempre partindo da janela. Em frente à minha cama ficava um outro armário onde guardávamos nossas coisas.
Lembro vagamente do dia que trocaram meu berço por uma cama. Foi legal... Minha nova cama parecia um grande e imenso navio.
Acho que as grandes atrações do lado interno da casa, pelo menos em minha lembrança, eram a escada em "L" e um gaveteiro que ficava localizado no meio do "L" da escada. Esse gaveteiro se encontra em Taubaté.
Parabéns pai...esta ficando mto legal o site...no seu aniversário de 195 anos agente lê pros seus tataranetos e para meus bisnetos hehe...beijão!!!
ResponderExcluir