quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

23 TIA ANGELINA E TIO EDMUNDO

Tia Angelina era irmã do meu avô Horácio e possuía a casa rosada mais linda da parte da família de São Paulo. Casada com o tio Edmundo, que faleceu quando eu ainda era bem pequeno..

Sua casa ainda fica na Rua Santo Elias (rua do Hospital Municipal do Tatuapé). É um belo sobrado que na época possuía um imenso quintal onde a família se reunia para inesquecíveis festas de Natal e Ano Novo. Festas grandiosas, com tudo o que uma família feliz tem direito. Todos os primos e primas estavam lá.

A tia Angelina devia ser uma espécie de Comandante de todos os adultos. Toda a família fazia questão de estar presente, praticamente sem exceção. Às vezes, sentávamos em volta de várias mesas enfileiradas para jogar “tombola”,, tal qual fazíamos na casa de Santos.

A parte inferior da casa possuía uma cozinha e ampla sala. Uma grande escada levava para a parte superior do sobrado.

Pois então, o problema estava exatamente naquela escada, ou melhor, no quadro que existia na escada. Bem no seu início ficava um “enoooOOORRRMMMEEE” quadro com a foto (ou pintura) do falecido tio Edmundo... Imaginem... meus olhos e mente (de moleque sem nada melhor a fazer) só conseguiam  ver um tio sério, tenebroso, inquietante e ameaçador. Nem preciso dizer que tinha pânico de olhar nos olhos daquele quadro. Tinha certeza que se olhasse fixamente, ele piscaria e me assombraria pelo resto da eternidade. Eu até subia aquelas escadas, porém, com todo o cuidado de não olhar para os olhos do tio Edmundo.


Não ousava mexer nas coisas da tia Angelina..... vai que meu tio estivesse olhando .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário