Estudei no Colégio São Francisco de Assis do primeiro ao quarto ano. Estudava à tarde. Meu pai vinha almoçar em casa e aproveitava para trazer meu irmão que estudava na parte da manhã e, após o almoço, me levava à escola.
Era uma escola de freiras e desde o primeiro ano me acostumei a chamar a todos que não fossem alunos de “irmãos”, eu nunca me preocupei com aquele tratamento, na verdade até gostava. Era “irmã” na cantina, na Diretoria, na ginástica, com as ajudantes da limpeza e tudo mais.
O prédio da escola era lindo. Na parte externa tinha a quadra descoberta e ao lado, a parte coberta que servia de auditorio para um palco montado em uma das extremidades.
Na hora do recreio abria a lancheira com leite e Ovomaltine ou Toddy e comia um delicioso sanduíche de óleo, pimenta e sal. Exatamente! Pão, óleo, pimenta e sal. Era uma delícia !
Lembro que dentro do vidro de Toddy vinham pequenos bonequinhos de brinde. Era muito legal abrir o vidro e encontrar aqueles bonequinhos. Hoje em dia não se faz mais Toddy como antigamente .
A escola tinha uma linda fanfarra que desfilava em diversas ocasiões cívicas. Meu irmão participava da fanfarra e ficava muito bacana aquele uniforme verde com detalhes dourados. Eu tinha o maior orgulho dele. Ganhou várias medalhas durante o período da fanfarra. Nunca me envolvi demais com a fanfarra, pois pasmem! Para participar era necessário perder tempo de rua para os ensaios. Isso seria inaceitável.
Depois da minha mudança aos 12 anos, entrei em uma escola pública e chamei a moça da Cantina de “irmã”, tendo a agradável resposta... “não sou tua irmã não.. seu moleque !!!!”. Aposto que ela nunca estudou no São Francisco de Assis.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário